A tão famosa frase: AMARÁS O TEU PRÓXIMO COMO A TI MESMO, é conhecida por grande parte da população mundial, a qual se encontra no Livro de Lucas Capitulo 10, versículo 27. Nesta ocasião, nosso Mestre é questionado por um perito na Lei, fazendo tal pergunta: Mestre, o que farei para herdar a vida eterna? Então Jesus lhe perguntou: Que estás na Lei, como interpretas? e ele respondeu: Amarás o Senhor teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todas as suas forças e de todo entendimento; e : Amarás o teu próximo como a ti mesmo! Ao querer saber quem de fato era seu próximo, Jesus dá início a Parábola do Bom Samaritano (devido a extensão da mesma, não colocarei todo texto, mas analisaremos o pontos principais).
Resumidamente, a Parábola relata que certo homem, ia de Jerusalém para Jericó e nesse percurso foi tomado por saqueadores, os quais o roubaram e o deixaram semimorto. Momentos depois, passa por ele um Sacerdote, vendo-o passa de largo. Semelhantemente, um Levita passa por ele, e da mesma forma, o ignora. No entanto, certo Samaritano, ao passar por ele e ver sua situação, se compadece; Cuida de suas feridas, aplicando óleo, vinho, o coloca em seu animal e leva para uma hospedaria, além disso, deixa uma porção de dinheiro para que pudessem cuidar do mesmo, e caso houvesse mais algum gasto, na volta pagaria.
Após esse relato, Jesus pergunta para o Perito da Lei; Qual destes três te parece ter sido o próximo do homem que caiu nas mãos dos saqueadores? Respondeu-lhe o interprete: O que usou de misericórdia para com ele. Então lhe disse: Vai e procede tu de igual modo.
Mediante a essa Parábola, entende-se que para podermos herdar a Vida Eterna é preciso amar incondicionalmente o nosso próximo, mas a questão é - QUEM É NOSSO PRÓXIMO ? A resposta é muito mais fácil do que pareça ser.Vimos que várias pessoas passaram por ele não o deram cuidados, não sabemos qual eram suas desculpas, mas creio que sejam alegações do tipo : "estou sem tempo, preciso ir pra igreja, preciso cuidar do templo, ou afazeres particulares" e o deixaram de lado até mesmo dizendo: "Não conheço ele, não é da minha religião, não é do meu povo" e deixaram-o perecer. O nosso próximo é todo aquele que independente de religião, raça, gênero, orientação, cultura, opção política, enfim qualquer HUMANO que precisar de ajuda, seja ela de qualquer espécie, que possamos, de acordo com nossas possibilidades, ajuda-los da melhor forma possível, de fato um tratamento que nós gostaríamos de receber. Afinal, devemos amar nosso próximo como a nós mesmos. Mas afinal como podemos demonstrar respeito ao nosso próximo? Dentre inúmeras maneiras, enumerei 3 delas:
- AO FALAR, TENHA TATO (Pv 12:25/ 15;4)
- AO SER SERVIDO, TENHA PACIÊNCIA (Fp 2:4-5)
- AO SER CONFRONTADO, TENHA SABEDORIA
AO FALAR, TENHA TATO: Sabemos que a língua tem um grande poder sobre nós, podendo tirar ou dar vida a pessoas, sonhos e planos,. Por isso, ao falar, tenha cuidado, respeite em sua maneira de se comunicar, seja cauteloso, manso e longânimo.
AO SER SERVIDO, TENHA PACIÊNCIA: Quantos de nós não cobramos rapidez em filas, em restaurantes, ou até mesmo quando queremos uma resposta de Deus. Somos a geração do "fast-food" e queremos tudo pra já e não sabemos ser pacientes; por isso, que ser paciente enquanto somos servidos é um ato de respeito para com o nosso próximo.
AO SER CONFRONTADO, TENHA SABEDORIA: Dificilmente, você vá encontrar pessoas que só concordem com sua opiniões, escolhas e ideias. E é exatamente quando somos confrontados e contrariados que podemos demonstrar nosso respeito, afinal, respeito é sinônimo de SABEDORIA. Por mais que alguém discorde de seu ponto de vista, ou qualquer em área, seja sábio, respeite e não seja soberbo, tampouco grosseiro!
Em geral, de acordo com o exposto a cima, entende-se que:
AQUELE QUE NÃO AMA, NÃO CONHECE A DEUS, AFINAL, DEUS É AMOR!
Nenhum comentário:
Postar um comentário