segunda-feira, 5 de outubro de 2015

O oportunista tem prazer momentâneo e morte instantânea.

Paz do Senhor queridos e amados leitores, satisfação enorme ter vocês aqui podendo compartilhar mais do amor de Cristo e partilhar a grandeza do nosso Deus.

O assunto que abordaremos hoje ocorre em muitas situações e muitas pessoas já passaram por tal:
"ERRAR TENTANDO ACERTAR".

Quantos de nós na tentativa de ajudar alguém acabamos nos frustando e sendo prejudicados. Vamos a luz da Bíblia, analisar um caso que se encaixa perfeitamente nesse contexto.
O livro de II Samuel em seu Capítulo 13 vai nos trazer a seguinte situação: (Colocarei o link para facilitar a leitura e não pesar a postagem) -> https://www.bibliaonline.com.br/nvi/2sm/13
Analisando esse capitulo, podemos destacar 3 personagens e analisarmos com a devida atenção;
*Amnon: Filho de Davi, apaixonado por sua irmã Tamar (Oportunista)
*Tamar:Irmã de Amnon, disposta a ajudar seu irmão. (Trapaceada) 
*Jonadabe: Amigo astuto de Amnon (Amigo errado)


A narrativa Bíblica vai nos relatar que Amnon se apaixona por sua irmã, que por sua vez era muito bela e virgem. Por Tamar ser sua irmã, era impossível se aproximar da mesma, por esse motivo Amnon se entristece.

Jonadabe por sua vez, ao ver seu amigo entristecido e por ser astuto (que sabe agir de maneira a angariar para si vantagens e a não se deixar enganar; esperto, matreiro, astucioso), trama toda uma situação para fazer com que Amnon se deitasse com Tamar. O plano astucioso consistia simplesmente em que Amon se passasse por doente e quando o Rei Davi, seu pai fosse lhe visitar, solicitasse que sua irmã fosse até ele levar um bolo, e nesse instante toma-la para si. Davi concede o desejo se seu filho e pede para que Tamar faça o bolo e leve até Amnon. Mais que depressa, Tamar atende o pedido de seu irmão, e na tentativa de ajuda-lo e a partir desse momento que Amnon executa seu plano oportunista e trapaceiro. 
Tamar vai até a casa de Amnon levar os bolos, no entanto, chegando lá, ao invés de receber a tais, Amnon revela sua real intenção "Vem e deita-te comigo minha irmã" (V11) Sua irmã, usa inúmeros argumentos para fugir do desejo de seu irmão, mas por se tratar de um homem contra uma mulher, logicamente que por ser mais forte e agressivo, Amnon deita-se a força com sua irmã Tamar. O incesto ocorreu, e após o mesmo Amnon é tomado de grande aversão e manda sua irma ir embora. 

Tamar, a irmã que queria simplesmente ajudar seu irmão, agora  foi injustiçada e passa por extrema vergonha mediante sua família e todo reinado. Mesmo sendo injuriada, mal tratada, sem culpa alguma, numa atitude de humilhação, rasga suas vestes, pões cinzas sobre sua cabeça e sai a clamar.
Dias depois, Absalão, irmão de Tamar acende sua ira contra Amnon; e numa atitude violenta, mata a Amnon.
   

                                  


Mediante ao exposto a cima, e ao analisar os 3 personagens, podemos concluir que muitas das vezes, ao terntar ajudar alguém, somos trapaceados e sofremos grandes conseqüências assim como Tamar. 
Alimentar desejos carnais e pedir ajuda para pessoas erradas, podem lhe custar a vida assim como Amnon.
Agora, pessoas astutas, oportunistas nada mais serão, do que patrocinadores de mortes.

Graça e Paz do nosso Senhor Jesus Cristo

Identidade Cristã: dia a dia do Cristão