quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Presos na Linha do Tempo.

A paz do Senhor caros leitores, mais uma vez agradeço a Deus por sua vida, por estar lendo e compartilhando mais da palavra de Deus juntamente comigo. Trataremos hoje sobre um tema que tem acorrentado muitas pessoas, o PASSADO. Analisaremos duas pessoas com histórias distintas, no entanto com situações relacionadas ao passado, tendo elas culpa ou não de estarem vivenciando alguma situação.

Referências:
I Crônicas Capítulo 4, versículos 9,10-36 (JABEZ) – SEM CULPA
João  8  (ADÚLTERA) – COM CULPA

Ambas as histórias tratam de temas, situações relacionadas ao PASSADO.  Tempo esse que é o motivo de medo, vergonha e tristeza para muitas pessoas. No caso de Jabez, por ter um nascimento complicado, doloroso à sua mãe, recebeu esse nome o qual significa (Com dores o recebi). A Bíblia não relata, mas provavelmente teve uma infância complicada por conta de seu nascimento. Porém, não se conformou com essa situação e fez uma oração motivadora e inspiradora, a qual abordava os seguintes temas:
1.       Pedindo a Benção de Deus
2.       Aumentar as fronteiras
3.       Que a mão de Deus esteja com ele
4.       Que Deus afaste o mal dele.
*E DEUS CONCEDEU A JABEZ TUDO O QUE PEDIRA EM ORAÇÃO*
·         Pedir a benção de Deus: Muitos acham que pedir benção pra Deus é errado, algo egocêntrico, ou até mesmo pecado. No entanto NÃO. Temos a total liberdade de pedir algo à Deus, e Ele segundo sua vontade nos concederá ou não. Mas a Bíblia nos relata que Deus não rejeita um coração sincero e quebrantado, e sim ouvirá sua oração.
·         Aumentar as fronteiras: Esse tópico na oração de Jabez nos faz entender que ele estava pedindo para que Deus aumentasse o limite, de sua vida, novos lugares, novas pessoas, novos ambientes, para que Deus pudesse agir em diversas áreas de sua vida. Entregou a Deus tudo o que tinha.
·         Que a mão de Deus esteja com ele: Pedir a proteção de Deus, e reconhecer que não somos nada, implica uma situação de submissão a Deus e de reconhecimento de que não somos nada, não conseguimos nada sozinhos  que somos completamente dependentes da proteção e da misericórdia de Deus. E sim, precisamos pedir a proteção de Deus mediante as inúmeras dificuldades da vida aqui na terra, mas temos a plena convicção de que Deus esta conosco, porém devemos pedir e invocar ao nosso Deus.
·         Que Deus o afaste do mal: Mas como assim? Não já pediu a proteção de Deus ? Sim, pedir a proteção para os possíveis embates da vida. Mas nessa frase, Jabez está pedindo para que Deus o livre dos possíveis enfrentamentos com nosso inimigo.
*DEUS OUVIU A ORÇÃO DE JABEZ E O TORNOU PRINCIPE DE SUA TERRA*
Jabez foi honrado em sua própria terra, no meio de sua parentela (Pessoas que provavelmente o julgou e o rebaixou, pessoas que o humilharam – Sem ao menos ter culpa).

****DEUS NÃO ESTÁ PREOCUPADO COM O SEU PASSADO, MAS SIM COMO VOCÊ LIDA COM ELE***

No caso da adultera ela sim TINHA CULPA DE SEU PASSADO, a escolha dela foi adulterar, foi fazer algo errado que não agradava a Deus. E da mesma maneira que Deus honrou a atitude de Jabez, também fora justo para com a atitude dessa mulher. A escolha dela foi adulterar, e pela lei (LEVITICO) toda mulher que adulterasse era réu de julgamento publico, e digna de apredejamento.
No entanto, ao chegar aos pés de Jesus numa posição de Humildade, fragilidade e quebrantamento, Jesus num gesto de extrema sabedoria pergunta  “Quem não tem pecado que atire a primeira pedra”, e então todos aqueles acusadores soltam sua pedras, e vão embora.
Após esse fato, Jesus chega mais próximo a ela e pergunta sobre os acusadores, numa visão de libertador e de amigo. Contudo a adverte dizendo para QUE NÃO COMETA TAL ERRO NOVAMENTE.



Analisando as duas história vemos duas personalidades diferentes, na de Jabez, um rapaz que não aceitou sua condição inicial e pediu para que Deus a mudasse. Já esta mulher esperou que alguém a levasse até Jesus para mudar, mas era conformada com seu passado. Nas duas situações, vemos que Deus não está preocupado com nosso passado, com o que fizemos, o que deixamos de fazer. Mas ele quer mudar o nosso presente e nos dar um futuro abençoado, e regado de bênçãos.
Sabemos que satanás tem a função de nos acusar, e “jogar nossos pecados em nossas caras” pois essa é a intenção dele, que ficamos presos ao nosso passado, remoendo angustias, medos, frustações e amarrados nos nossos pecados.
Mas quando chegamos até Jesus,  reconhecemos nossa condição de pecador, e que queremos mudar, Ele apaga nossos pecados, nos dá uma nova vida e remove todas as acusações sobre nossa vida. Pois somos novas criaturas em Cristo JESUS.

*NÃO FIQUE PRESO AO PASSADO, CLAME A DEUS, SE LANCE AOS PÉS DE JESUS, PARA QUE SUA VIDA SEJA TRANSFORMADA*

"Que Ele cresça e eu diminua" (João 3 30)



Identidade Cristã: dia a dia do Cristão